Sobre mim: Sempre fui aquela que queria compreender e ouvir as histórias das pessoas.

Desde pequena o universo humano me intriga e fascina, o que me levou a escolher a psicologia como profissão, me conduzindo à longos anos de estudo e pesquisa que culminaram na realização de um Doutorado em Saúde Coletiva, no Instituto de Medicina Social da UERJ. Em paralelo, adquiri experiência profissional tanto em consultório particular como em instituições de saúde mental (clinicas, ONG, hospital psiquiátrico, ...). Essas vivências, assim como o trabalho de autoconhecimento através de longos anos de terapia e estágios voltados para o desenvolvimento pessoal, forjaram a minha prática profissional e o meu olhar sobre a vida.

Atualmente morando na França, continuo esse percurso de autoaperfeiçoamento, me aprofundando em diversas técnicas terapêuticas, tais como o EFT (Emotional Freedom Technique) e o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing),), o psicotraumatismo, técnicas de mindfulness (que fazem parte da minha vida há mais de 15 anos), tendo em vista melhor atender todas as demandas que chegam até mim.

Para saber mais sobre minha trajetória profissional, consulte meu currículo no linkedin.

 

O que me inspira

O ser humano carrega em si um imenso potencial de transformação. Tal como Winnicott*, acredito que temos naturalmente uma tendência para a saúde, um potencial de vida que nos impulsiona e dirige, apesar de todas as dificuldades que possamos atravessar.

Somente quando as condições de vida se tornam por demais dolorosas é que podemos perder essa potência que nos pertence, deixando espaço para o sofrimento das marcas dos traumas que vivenciamos num passado mais ou menos distante.

É aí que o trabalho terapêutico pode fazer toda a diferença, pois cuidando das nossas feridas podemos restabelecer contato com nós próprios, com quem somos de verdade, com nossas forças e talentos. Não é um milagre. É um processo, mais ou menos curto em função das necessidades de cada um.

* WINNICOTT, D.W. : « O brincar e a realidade », 2004.

 

O Kintsukuroi, uma arte japonesa que restaura objetos quebrados é, para mim, a metáfora perfeita do que se passa num processo terapêutico. A técnica de colar as partes quebradas com fios de ouro, torna o objeto ainda mais belo que antes; aqui não se trata de esconder as fissuras desses objetos, mas de sublimá-las, com atenção e cuidado de modo à que elas possam mostrar toda a beleza que possuem.

No trabalho que proponho, ajudo o indivíduo a mergulhar nas suas feridas, através de diferentes técnicas e amparado por uma escuta ativa e cuidadosa, para poder delas extrair todo o potencial de transformação que está subjacente. Para poder renascer. Igual, mas diferente.

Mudamos de eixo, como as libélulas, para ver de outro ângulo as situações difíceis que nos atravessam e, mudando de eixo, podemos nos exprimir e agir diferentemente. Podemos, enfim, ser livres para ser quem somos.

 
"A vida é uma obra que criamos a cada instante."
Lao She
Sobre meu trabalho
 

Minha abordagem terapêutica

Anos de terapia, assim como um longo percurso de busca pessoal e profissional me mostraram a importância de adotar uma abordagem integrativa nos meus atendimentos, pois cada individuo é como um mosaico, com uma composição única e singular que deve ser acolhida e respeitada na sua globalidade.

Minha prática terapêutica integra, então, muitas correntes diferentes, que são o reflexo de minhas experiências de vida e profissionais. Dito isso, me inspiro nas contribuições da psicanálise, nas abordagens psico-corporais (regulagem emocional, relaxamento, mindfulness,...), na teoria sistêmica, na psicologia energética, tais como o EFT (Emotional Freedom Technique - N.1 e 2), e o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing - N.1). Estas duas últimas técnicas mostraram um eficácia particularmente interessante no tratamento de traumas e depressões, comprovadas cientificamente através de diversos estudos.

Uma psicoterapia é, portanto, um processo que pode ser mais curto, orientado para um objetivo especifico, ou mais longo, no caso de um trabalho terapêutico mais aprofundado. Por vezes, uma terapia breve vai evidenciar a necessidade de trabalhar outras temáticas que estão lá, subjacentes. É um processo vivo, dinâmico, que se transforma e se renova constantemente ao longo das sessões e em função das necessidades e expectativas dos indivíduos. Cada etapa será construída conjuntamente, implicando a pessoa dentro do seu processo, com o objetivo de melhor atender às demandas que emergem.

Anos de terapia, assim como um longo percurso de busca pessoal e profissional me mostraram a importância de adotar uma abordagem integrativa nos meus atendimentos, pois cada individuo é como um mosaico com uma composição única e singular que deve ser acolhida e respeitada na sua globalidade.

Minha prática terapêutica integra, então, muitas correntes diferentes que são o reflexo de minhas experiências de vida e profissionalionais. Dito isso, me inspiro nas contribuições da psicanálise, nas abordagens psico-corporais (regulagem emocional, relaxamento, mindfulness,...), na teoria sistêmica, na psicologia energética, tais como o EFT (Emotional Freedom Technique - N.1 e 2) e o EMDR (Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares - N.1). Estas duas últimas técnicas mostraram um eficácia particularmente interessante no tratamento de traumas e depressões, comprovadas cientificamente através de diversos estudos.

Uma psicoterapia é, portanto, um processo que pode ser mais curto, orientado para um objetivo especifico, ou mais longo, no caso de um trabalho terapêutico mais aprofundado. Por vezes, uma terapia breve vai evidenciar a necessidade de trabalhar outras temáticas que estão lá, subjacentes. É um processo vivo, dinâmico, que se transforma e se renova constantemente ao longo das sessões e em função das necessidades e expectativas dos indivíduos. Cada etapa será construída conjuntamente, implicando a pessoa dentro do seu processo, com o objetivo de melhor atender às demandas que emergem.

 
“Não faças de ti um sonho a realizar. Vai...”
Cecília Meirelles
Consultas Online
 

Por que consultar online?

O aparecimento da internet têm mudando a forma como interagimos com o nosso quotidiano, e o mesmo acontece no campo da psicologia. Vários estudos comprovam a eficácia das terapias online e, em diversos países, essa é já uma pratica corrente há muitos anos. Consultar no conforto do lar, ou em qualquer outro lugar onde se tenha privacidade e uma boa conexão, permite economizar dinheiro e tempo em longos trajetos de carro ou transporte público. Além disso, o atendimento online permite que um maior número de pessoas possa usufruir de tratamento psicológico, possibilidade antes reservada somente a quem morava nos grandes centros. Atualmente, é possível viajar, morar em outro país e fazer terapia na sua língua materna, o que é super importante para quem vive numa outra cultura. Lembre-se sempre: cuidar de sua saúde mental também é cuidar de VOCÊ!

Quando consultar

A vida nos desafia, em algum momento. Às vezes, não encontramos sozinhos as respostas mais adequadas para resolver um dado problema. Algumas vezes, até encontramos, mas às custas de um enorme esforço e tempo. A ajuda de um psicólogo pode ser crucial nesses momentos.

Os motivos podem ser diversos:

 
CSS transforms are not supported in your browser CSS 3D transforms are not supported in your browser CSS transitions are not supported in your browser Sorry, only modern browsers.
  • Autoconhecimento


    Aumento da
    autoestima, do prazer de viver, descoberta de talentos e pontos fortes

  • Dificuldades relacionais


    Timidez
    excessiva, dificuldades
    familiares e conjugais,
    dificuldades no trabalho

  • Transições de vida


    Luto,
    perda de trabalho,
    divórcio, mudança
    de país

  • Sofrimentos


    Pânico, luto,
    burn-out, Traumas,
    stress pós-traumático,
    ansiedade

 

Para saber se o meu trabalho se adequa às suas necessidades basta agendar um primeiro contato por telefone ou via e-mail.

Como funciona o agendamento online?

A partir de um primeiro contato por e-mail ou telefone, será agendado o primeiro encontro online, no dia e horário combinado entre mim e o cliente. O encontro se realizará após confirmação de pagamento, que pode ser realizado através de depósito bancário ou Paypal. O não comparecimento ao atendimento, sem aviso prévio de 48 horas, não possibilitará a devolução do valor pago. É possível reagendar, caso o cliente avise com uma antecedência minima de 48 horas.

A frequência das sessões será combinada com o cliente. No entanto, uma terapia é, via de regra, semanal.

 
Brasileiros no exterior

 

Morar fora é o sonho de muitos brasileiros. É uma experiência enriquecedora, em muitos sentidos.

No entanto, apesar disso, viver em outro país também pode nos tornar vulneráveis aos desafios que uma mudança de cultura pode trazer. Aprender uma outra língua, conseguir se adaptar a um novo modo de vida e a novos hábitos culturais nem sempre é fácil. Isso pode levar a sentimentos de tristeza e solidão, mascarados de saudade, que, muitas e muitas vezes se agravam até uma depressão.

Como não cair na espiral da tristeza e do isolamento? Não há receitas prontas para isso, pois cada um vai afrontar esses momentos com os recursos que têm; mas um acompanhamento psicológico pode ser super importante para ajudar a atravessar esses momentos.

Se você se encontra assim, não hesite em procurar a ajuda de alguém especializado que possa te acompanhar nesse processo. Entre em contato comigo para fazermos uma avaliação! Envie sua solicitação aqui.

 
Workshops / Cursos

 

Neste sábado, dia 20 de maio de 2020, estarei com Rosine Mello, numa live do instagram, às 17h: "Lidando com as Sombras na Quarentena".

Rosine Mello é instrutora de Hatha Yoga, há mais de 15 anos. Professora de Educação Física, atua como Personal Yoga e instrutora de Yoga, na Academia KS Barra, no Rio de Janeiro.

 

Como acompanhar as novidades?

Ofereço, regularmente, workshops e cursos sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento humano, em seus vários aspectos.

Estou trabalhando em minhas próximas atividades. Muito em breve, elas serão publicadas.

 
"Nenhuma pedra pode ser polida sem atrito. Nenhum homem pode aperfeiçoar sua experiência sem provas."
Confúcio
Contato
 

(+33) 06.80.08.61.86

[email protected]

cristiane-dias-jesus

cristiane.dias.9862

@cristianediaspsi

 



Copyright © 2020 • CRISTIANE DIAS
Desenvolvido por JORGE ARTHUR DESIGN

 ˆ